Sindicato Rural realiza Programa de Morango Orgânico

Em junho, o Sindicato Rural deu andamento ao Programa de Morango Orgânico que acontece no Sítio Nossa Senhora Aparecida. No módulo III, os alunos fizeram a cobertura do solo e colocaram o túnel de plástico para a proteção das mudas. A engenheira agrônoma e instrutora do programa Flávia Sellmer, afirma que o curso é bastante prático e isso facilita o aprendizado.

A instrutora explica que o controle de pragas na cultura de morango orgânico é feito com produtos biológicos, certificados pelo MAPA – Ministério da Agricultura. Ela também ressaltou a importância do plantio da cultura orgânica. “O maior ganho, sem dúvida, é para o meio ambiente. Sem a aplicação de agrotóxicos, as abelhas fazem a polinização e o ambiente é preservado, além de que o produto orgânico tem mais nutrientes e por isso mais valor de mercado”, comentou.

Ela destacou também que a cultura pode ser plantada em áreas pequenas, propiciando aos produtores uma boa renda. “Aqui temos uma área pequena de quinhentos metros quadrados e foram plantados 2 mil pés, sendo que a expectativa é que cada pé produza em média 500 gramas de morango”, salientou. Ela ressaltou ainda, que essas mudas vão produzir durante 2 anos.

Segundo a instrutora, a colheita acontece cerca de 3 a 4 meses após o plantio e as mudas utilizadas no programa são da Espanha, de geração 1, sem sanidade, o que melhora ainda mais a qualidade da produção. “A indicação é que os produtores não troquem mudas entre si para evitar pragas e doenças”. A instrutora salienta que tudo pode levar contaminação aos canteiros, como solo, a água, o vento e a própria roupa utilizada pelo produtor. “O morango é uma cultura bastante sensível e é preciso bastante cuidado com o manejo e também com as intempéries do meio ambiente”.

Para o engenheiro agrônomo Ricardo Vasconcelos Siqueira, o curso está atendendo as expectativas. “O programa é bastante prático e nos traz muitas informações com novas abordagens”, comentou. Ricardo já fez diversos cursos do SENAR, como: olericultura orgânica, operador de motosserra, operador de roçadeira, apicultura, meliponicultura, fruticultura, entre outros.

O programa continua seguindo todos os protocolos COVID, e o módulo IV será realizado no dia 7 de junho, a colheita deve acontecer entre os meses de agosto e setembro.