Sindicato Rural realiza curso de casqueamento e ferrageamento

O conforto e a qualidade de vida do animal são os principais objetivos do curso de casqueamento e ferrageamento que aconteceu essa semana no bairro do Ribeirão Grande. A parceria entre o Sindicato Rural de Pindamonhangaba e o SENAR garantiu mais um curso gratuito e profissionalizante para moradores da zona rural e de outras localidades, como os militares do DCTA de São José dos Campos, responsáveis pela cavalaria.
Além de utilizarem as técnicas do casqueamento e ferrageamento em suas propriedades com seus animais, os participantes do curso ainda podem usá-las como profissão. “O mercado da equinocultura vem crescendo de forma exponencial nos últimos anos e existe uma grande fatia a ser explorada”, ressaltou o veterinário e instrutor do SENAR, Kleber Brandão de Godoy.

De acordo com o instrutor, a manutenção do casco é importante, pois é o que dá sustentação a todo aparelho locomotor do animal. “Quanto maior o cuidado e a aplicação das técnicas corretas, melhor desempenho o animal vai apresentar, seja em uma simples cavalgada, na lida no campo ou em provas. O trabalho de casqueamento bem feito consegue oferecer o equilíbrio necessário que o animal necessita para todas as suas funções”, explicou o instrutor.

Para Gisleyne Alvarenga, coordenadora do SENAR, os cursos são sempre uma oportunidade para que o produtor rural se qualifique. “Oferecemos cursos em diversas áreas e todos com certificado, isso ajuda muito os produtores rurais e funcionárias das propriedades rurais”, comentou

Alessandro da Silva Correa é morador do bairro e decidiu fazer o curso, pois gosta de animais e também queria um certificado. “O que estou aprendendo vai me ajudar muito na lida com os animais e ainda posso fazer disso uma profissão. O curso é ótimo e o professor é excelente”, comentou Alessandro.

Leonardo Sávio fez o curso, mas, já trabalha na área há 3 anos. “Vim fazer porque sempre temos algo a aprender. Apesar das técnicas iguais, cada profissional trabalha de um jeito, então é sempre acrescenta algo. O professor é excelente, explica muito bem e dá um excelente suporte para os alunos”, comentou. Leonardo explicou ainda, que o fato de auxiliar nas aulas, o faz aprender mais ainda. “Quando observo os erros cometidos, tenho oportunidade de me reavaliar. Quem acha que sabe tudo, não sabe nada”, conclui.