Mutirão garante serviços de poda de vegetação na zona rural de Pindamonhangaba

A queda de energia na zona rural é um dos principais problemas dos produtores rurais em Pindamonhangaba. O assunto foi discutido com a EDP em diversas reuniões mobilizadas pelas associações de moradores, Sindicato Rural de Pindamonhangaba, Associação dos Sindicatos Rurais do Vale do Paraíba, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal. A mobilização garantiu que a EDP, distribuidora de energia elétrica desse início a um mutirão, intensificando os serviços de podas de árvores e substituição de equipamentos, com melhorias técnicas na região.

“A manutenção da rede elétrica e a poda de árvores na zona rural tem sido uma reivindicação antiga do Sindicato Rural bem como do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, pois a queda de vegetação na rede tem sido uma das principais causas da interrupção do fornecimento de energia elétrica. Esperamos que com essa operação diminuam as interrupções e os prejuízos que elas acarretam aos produtores rurais”, salientou João Bosco Andrade Pereira, presidente do Sindicato Rural de Pindamonhangaba.

As ações iniciadas em março beneficiarão mais de 2.500 moradias, comércios e indústrias em 16 bairros da cidade. Equipes especializadas da EDP realizaram inspeções detalhadas nas localidades e mapearam os serviços a serem executados. A partir disto, já foram iniciados os trabalhos de poda de árvores, bambus e cercas vivas com impacto no sistema elétrico local e substituição de equipamentos da rede de energia. A previsão de término das ações é em junho. Entre os bairros beneficiados estão Ribeirão Grande, Fazenda Borboleta, Fazenda Oriente, Rola, Mandu, Piracuama, Mato Dentro, Cidade Jardim, Malacacheta, Trabiju, Monte Tabor, Canta Galo, Fazenda Santa Tereza, Pinhão Uma, Graminha, Pinga.

A região rural de Pindamonhangaba tem a característica de vegetação frondosa com árvores de grande porte e folhagem robusta, aumentando a possibilidade de impacto ao sistema de distribuição de energia, principalmente em dias de clima atípico, com ventos e chuvas. “Para potencializar melhorias ao serviço prestado pela EDP no município, estamos reforçando nossa atuação com olhar minucioso, dedicando equipes especializadas com objetivo de proporcionar um melhor equilíbrio entre a arborização local e o sistema elétrico”, destaca Afonso Celso, gestor de operação da EDP.

Vale destacar que os trabalhos de poda da EDP seguem regras técnicas e de meio ambiente para assegurar a harmonia da vegetação com a rede de energia.