Imposto de Renda Pessoa Física 2020

O prazo para entrega do IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física é 30 de junho. Para fazer sua declaração, o associado do Sindicato Rural de Pindamonhangaba pode entrar em contato com a contadora Pérola Cassiano (12) 97403-1531

A Secretaria da Receita Federal informou que as restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2020, ano-base 2019, só terão o acréscimo de juros Selic (atualmente em 3% ao ano) a partir de 1º de julho. Portaria sobre o assunto foi publicada no “Diário Oficial da União” desta sexta-feira (12).

Segundo o Fisco, isso ocorre porque a lei nº 9.250, de 1995, estabelece que só há correção “a partir da data prevista para a entrega da declaração”.

Normalmente, a entrega das declarações termina em abril. Em 2020, porém, o prazo foi estendido até o final de junho por conta da pandemia do novo coronavírus.

Como o primeiro e o segundo lotes de restituição serão liberados ainda durante a fase de declaração, esses valores não serão corrigidos.

“Logo, em relação às restituições constantes do primeiro lote já liberado em 29 de maio, como também em relação às restituições constantes do segundo lote, a ser liberado em 30/6, não há correção a ser efetuada no valor apurado na DIRPF/2020 pelo contribuinte, por falta de base legal”, acrescentou a Receita Federal.

Balanço de declarações

Imposto de Renda 2020: prazo para entrega de declaração termina no dia 30 de junho

Mais cedo, nesta sexta-feira, a Receita Federal informou que, restando pouco mais de duas semanas para o fim do prazo final de entrega da declaração do IR neste ano, 18.690.652 de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Fisica ainda não tinham sido apresentadas.

Esse número representa pouco mais da metade da expectativa de entrega, que é de 32 milhões de documentos.

Fonte: Por Alexandro Martello https://g1.globo.com/