Depois de três dias, brigadistas conseguem conter fogo que consumia área de preservação no Ribeirão Grande

Depois de três dias, brigadistas e moradores da região do Ribeirão Grande, conseguiram conter o fogo que tomou uma grande área de preservação no bairro. Funcionários da Pousada Vila Serra da Luz, com auxílio de brigadistas e moradores, não mediram esforços para evitar um acidente ambiental de grandes proporções.

A proprietária da Pousada,  Marta Sarraf, explicou que há 3 anos, eles já haviam enfrentado um grande incêndio por lá. “Na época pedimos ao Sindicato Rural/Senar, cursos de brigadistas para que pudéssemos nos preparar melhor e desta vez, graças ao treinamento, agimos rápido e conseguimos controlar”, comentou.

Durante o curso de brigadista, os participantes aprendem o manejo e o comportamento do fogo, além de aprenderem como construir os equipamentos para o combate, aprendendo também estratégias de combate ao fogo.

A falta de chuva e a baixa umidade do ar contribuem para o início de focos de incêndio que se alastram rápido levados pelo vento na região. Em Pinda, a média de umidade está em 33%, o que nos coloca em estado de atenção.

De acordo com João Bosco Andrade Pereira, presidente do Sindicato Rural de Pindamonhangaba esse assunto tem sido constante em reuniões na Entidade. “Realizamos diversos cursos de brigadistas e também estamos sempre em contato com a Administração Pública para que dê manutenção nas estradas rurais, dando acesso fácil à região em momentos de urgência, bem como precisamos melhorar a comunicação na região, para que possam ter um socorro mais imediato”, concluiu.

Lembrando que colocar fogo em terrenos, áreas de pasto ou ao longo de rodovias é crime sujeito à multa e detenção.

O Sindicato Rural de Pindamonhangaba parabeniza e agradece o apoio de todos os envolvidos no combate ao incêndio, especialmente às famílias que moram na região do Ribeirão Grande e que cuidam com grande responsabilidade dos recursos naturais do entorno onde vivem.