Curso forma brigadistas no Ribeirão Grande

Uma parceria entre o Sindicato Rural de Pindamonhangaba, Bombeiros e da Prefeitura de Pindamonhangaba por meio do Departamento de Meio Ambiente e da Defesa Civil, garantiu a realização do curso de combate voluntário a incêndio, na manhã de ontem, dia 30 de junho.

O curso foi ministrado pelo subtenente Aquino do Corpo de Bombeiros, contando com aulas teóricas e práticas. “O curso é bastante completo e o participantes irão aprender a produzir alguns equipamentos utilizados no combate direto e indireto ao fogo”, comentou o subtenente. Aquino também comentou a importância das brigadas nos bairros, já que o efetivo do Corpo de Bombeiros, em Pinda é pequeno. “É importante que os bairros tenham as equipes de brigadistas formadas, pois isso auxilia no combate aos focos de incêndio, auxiliando o trabalho do Corpo de Bombeiros”.

Para Michel Cassiano de Oliveira Moreira, o curso é muito importante para o município. “Poder contar com os moradores para auxiliar no combate aos incêndios é muito gratificante. A equipe da Defesa Civil se coloca à disposição dos moradores”, comentou.

O bairro do Ribeirão Grande tem sofrido com os incêndios constantes nos meses de seca. A falta de chuva e a baixa umidade do ar contribuem para o início de focos de incêndio que se alastram rápido levados pelo vento na região.

Aline Cristina Zeferino dos Santos, presidente da Associação de Moradores do bairro, afirmou que a brigada de incêndio é uma reivindicação antiga dos moradores. “O curso vai garantir a formação da brigada, já que hoje, os moradores já se mobilizam quando acontece algum incêndio na mata”, salientou.

De acordo com João Bosco Andrade Pereira, presidente do Sindicato Rural de Pindamonhangaba, o curso é o início de um movimento que pode ser estendido para outros bairros, para que todos possam ter uma brigada, auxiliando o trabalho dos Bombeiros e da Defesa Civil em casa de incêndios. “Queremos que essa seja a primeira de muitas brigadas que formamos na zona rural, contribuindo assim para o combate de incêndios. Agradecemos a presença de todos que se dispuseram a participar”, concluiu

Fotos: Maura Lídia do Vale/Oficina da Comunicação e Aline Cristina Zeferina dos Santos