Curso do Sindicato Rural resgata Culinária Regional

Nos dias 3 e 4 de junho o Sindicato Rural de Pindamonhangaba realizou, em parceria com o SENAR,  o curso “Culinária Regional” no sítio Andorinha. Com a participação de 15 pessoas, o curso resgatou a culinária regional e a tradição do tropeirismo no Vale do Paraíba.

De acordo com a professora Sandra Rezende, durante o curso que é bastante prático, os participantes têm a oportunidade de conhecer a história da região e a influência desses fatos históricos na culinária da região. “O ciclo do café e o tropeirismo influenciou diretamente na culinária do Vale do Paraíba. Durante as aulas os grupos vão aprendendo as receitas e as histórias”, salientou.

Durante as aulas, os participantes aprenderam receitas salgadas e doces. Destaque para a “vaca atolada”, feito com carne bovina e mandioca. A história do prato remonta à época dos Bandeirantes, por volta do século XVII, quando os tropeiros começaram as expedições em busca de ouro em Minas Gerais. Outros pratos como o feijão tropeiro, o caldo de peixe e a farofa, foram produzidos e degustados durante as aulas. Os doces regionais à base de amendoim também ganharam destaque durante o curso, além dos sequilhos muito consumidos na região.

Luzia Loreano aprovou o curso. “Gosto muito de cozinhar e foi mais uma oportunidade de aprimorar minhas técnicas”. Esse é o quarto curso que Luzia participa e ela ressalta que os cursos são importantes para a qualificação do produtor rural. “Além de aprendermos técnicas novas, é uma forma de melhorar a renda, já que tudo que aprendemos podemos colocar em prática muito rapidamente”, avalia.

Para Rubens Vilela, proprietário do sítio Andorinha, a alegria é muito grande em ceder sua cozinha para mais um curso do Sindicato Rural. “O Sindicato Rural faz um excelente trabalho no sentido de qualificar o produtor rural e nós associados somos sempre beneficiados. Estamos sempre aprendendo um pouco mais”, conclui.

Lembrando que os cursos realizados em parceria com o SENAR são totalmente gratuitos e respeitam a todos os protocolos COVID. Confira a programação nas redes sociais do Sindicato Rural e participe!