Curso de Rédeas dá continuidade à formação na zona rural do munícipio

Entre os dias 21 e 25 de março, o Sindicato Rural de Pindamonhangaba realizou o curso de Rédeas, em parceria com o SENAR. O curso que aconteceu no Haras Pata Negra, no Ribeirão Grande, dá continuidade ao curso de Doma Racional, oferecido no mês de fevereiro.

A modalidade Rédeas surgiu nos Estados Unidos, durante a colonização americana, quando o cavalo se tornou uma peça muito importante, principalmente para o homem do campo.

O treinamento de Rédeas é a continuidade da doma racional de equídeos,  e apresenta um conjunto de manobras e exercícios fundamentais para treinar a agilidade e a flexibilidade do animal, exigidos no dia-a-dia. Para desenvolver as técnicas de rédeas, é necessário que o domador faça o manejo básico do animal e o prepare para o treinamento.  Durante o curso os participantes aprendem os principais exercícios básicos: flexionamento ( conjunto de exercícios que trabalham o animal desde o focinho até a garupa),  trabalho em círculos (consiste em movimentar o animal, a galope e em círculos, grandes e pequenos, com controle de velocidade),  mudança de direção em 180 graus “Rollback” sobre as patas traseiras,  giro de 360 graus “Spin” sobre as patas traseiras, esbarro ( consiste em parar o animal de maneira rápida e precisa), exercício de troca de mão ( treinamento que visa o posicionamento correto dos membros dianteiros e traseiros do animal, no momento de mudança de direção do percurso, adaptação ao trabalho (processo pelo qual o animal é submetido, de forma racional, a um novo trabalho, ao qual ele não estava, até então, “acostumado”).

Rebecca Meystre, trabalha com equinos e foi uma das alunas do curso de rédeas e também fez  o curso de doma no ano passado. “Os cursos me acrescentam conhecimento e habilidades na área”, comentou.

Para Aline Zeferino, presidente da Associação do Bairro do Ribeirão Grande, o curso foi importante para a qualificação dos moradores do bairro e região. “Com os cursos, tanto de rédea, quanto de doma e também de casqueamento, abrem portas de emprego para os moradores. O Sindicato Rural e o SENAR contribuem para levar conhecimento para a zona rural”, concluiu.